Homepage
Chat Papo Católico
Hospedagem de Sites
Sistema de Notícias
Loja Virtual
Rádios Católicas
Evangelhos Animados
Mural de Recados
Vela Virtual
Links e Parceiros
Cadastre-se
Fale Conosco
 
Receba novidades do catolicos em seu e-mail:
 
Notícias da Igreja Católica

Católicos e política: Encerrado no Paraguai encontro Celam-Cal

Data: 15/04/2019

Assunção, 15 abr (SIR) – Uma ocasião para manifestar unidade na diversidade, em particular na adesão ao magistério de Papa Francisco. É positiva a avaliação que reuniu de 10 a 12 de abril vários políticos católicos de Países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) com alguns bispos e representantes eclesiais em Marianella, no Paraguai. A iniciativa, que dá sequência ao anterior encontro continental que aconteceu em 2017 na Colômbia, foi organizada pelo Conselho episcopal latino-americano (Celam) e pela Pontifícia Comissão para a América Latina (Cal).

Fazendo uma avaliação do encontro, o card. Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá (Colômbia) e presidente do Celam, afirmou: “A ideia deste encontro é do Papa, a partir de um tema por ele apresentado, que é o do compromisso dos católicos na vida pública. Ele incentiva a participação dos políticos, destacando que a Igreja é um corpo único formado, porém, por diferentes membros e todos os membros são essenciais”. “Vimos – continuo o purpurado – através das intervenções de cada um como a Igreja deve ser sal da terra e luz do mundo. A Igreja não apresenta uma ideologia, não visa criar partidos. O que a Igreja faz é incentivar um pensamento, uma nova possibilidade, um novo compromisso daqueles que estão envolvidos na vida pública e política”.

O vice-presidente da Cal, Guzmán Carriquiry, destacou que é preciso respeitar a diversidade de cada um, porque esta é a essência natural do político. É preciso evitar as polarizações, buscando sempre, na dialética democrática, um ponto de vista superior às diferenças. “Volto ao Vaticano com uma grande alegria no coração – acrescentou – e o nosso profundo desejo é que a experiência destes encontros continue, mantendo-nos sempre em contato”.

Homepage
 
CATÓLICOS.COM.BR
falecom@catolicos.com.br
formulário de contato
visitantes online agora: 13