Homepage
Chat Papo Católico
Hospedagem de Sites
Sistema de Notícias
Loja Virtual
Rádios Católicas
Evangelhos Animados
Mural de Recados
Vela Virtual
Links e Parceiros
Cadastre-se
Fale Conosco
 
Receba novidades do catolicos em seu e-mail:
 
Notícias da Igreja Católica

Santos e Bem-aventurados deste dia 26 de janeiro

Data: 25/01/2012

Santo Agostinho (Eystein) Erlandsson, arcebispo, Noruega, séc. XII – † Nidaros (Noruega), 1188

Santo Alberico, abade de Citeaux, França († 1109). Depois de ter tentado inutilmente de reformar a abadia de Molesme, passou para Citeaux, sendo o segundo abade. Deve ser considerado o verdadeiro iniciador da reforma cisterciense. Neste mesmo dia se lembram também os santos abades Estevão e Roberto (séc. XI e XII)

Santa Paula Romana, viúva, Roma (5 de maio de 347 - Belém, 26 de janeiro de 406). Quando Paula tinha 32 anos seu marido morreu, deixando-lhe cinco filhos e uma imensa dor no coração. Foi muito ajudada por outros dois futuros santos, Jerônimo, o erudito sábio bíblico, e Marcela, que também era viúva. Em 385, Paula seguiu Jerônimo para a Terra Santa, tornando-se, em 386, líder das mulheres do seu grupo, que era instruído por Jerônimo. Motivou a construção de um convento para elas, um mosteiro para os homens e um albergue para os peregrinos. A vida notável de Santa Paula, após a morte de seu marido, fez com que fosse escolhida como santa padroeira das viúvas. Morreu em 406, aos 56 anos, e foi enterrada sob a Igreja da Natividade, em Belém.

São Teogenes de Hipona (norte da África), bispo, início do séc. IV

São Timóteo, discípulo amado de São Paulo, desde jovem se entregou ao estudo da Sagrada Escritura, e quando São Paulo estava pregando na região de Licaônia, os cristãos fizeram tais louvores de Timóteo que Paulo o convocou como apóstolo para substituir Barnabé. São Paulo confiou-lhe a pregação aos cristãos da Tessalônica, que sofriam uma cruel perseguição. Foi eleito bispo, segundo parece por especial inspiração do Espírito Santo e quando Paulo voltou de Roma, deixou Timóteo à frente da Igreja de Éfeso para acabar com os falsos mestres e ordenar sacerdotes e diáconos. Morreu apedrejado e na festa chamada Katagogia pelos pagãos ao manifestar sua oposição a suas cerimônias.

São Tito nasceu pagão e parece que se converteu pelo apostolado de São Paulo. Sua virtude e seus méritos conquistaram o apreço do apóstolo, pois consta que o adotava como secretário. São Paulo enviou Tito de Éfeso a Corinto, para dar término a várias ocasiões de escândalo e também para pacificar as discórdias naquela Igreja. Logo, São Paulo o enviou pela segunda vez a Corinto para que reunisse esmolas para os cristãos pobres de Jerusalém. São Paulo se deteve durante algum tempo na ilha de Creta para predicar a fé cristã, mas como as necessidades de outras igrejas requeriam a sua presença, consagrou Tito como bispo daquela ilha e o deixou para que terminasse o trabalho que ele havia começado. Sua morte foi tranquila, numa idade muito avançada. Ele é considerado o primeiro Arcebispo da ilha.

Santos Xenofonte, Maria, Arcádio e João, pais e filhos, mártires, séc. V

Bem-aventurado Arnaldo de Prades, mercedário, séc. XIII

Bem-aventurado Cláudio de São Romano, mercedário, + 1320

Bem-aventurada Maria de la Dive, viúva, mártir, Saint-Crespin-sur-Moine, França, 18 de maio de 1723 – Angers, França, 26 de janeiro de 1794

Bem-aventurado Michal Kozal, bispo e mártir, Nowy Folwark (Polônia), 25 de setembro de 1893 - Dachau (Alemanha), 26 de janeiro de 1943

Homepage
 
CATÓLICOS.COM.BR
falecom@catolicos.com.br
formulário de contato