Homepage
Chat Papo Católico
Hospedagem de Sites
Sistema de Notícias
Loja Virtual
Rádios Católicas
Evangelhos Animados
Mural de Recados
Vela Virtual
Links e Parceiros
Cadastre-se
Fale Conosco
 
Receba novidades do catolicos em seu e-mail:
 
Notícias da Igreja Católica

Xenofobia e populismo: Tveit (WCC), “papa Francesco nos lembra três palavras"

Data: 15/12/2017

Roma, 15 dez (SIR) - “Encontrei-me com Papa Francisco em agosto último e tive com ele uma longa conversa. Falamos do movimento ecumênico e debatemos sobre o podemos fazer juntos. Em certo ponto o Papa me disse: precisamos lembrar estas três palavras, ‘working, walking e pray together’ (trabalhar, caminhar e rezar juntos). Este é o caminho a ser percorrida pelo movimento ecumênico, nos disse”. É o que disse em entrevista o pastor Olav Fykse Tveit, secretário geral do Conselho mundial das Igrejas (WCC), durante um intervalo do encontro de trabalho que terminou hoje, organizado pelo Dicastéiro vaticano para o serviço de desenvolvimento humano integral e o WCC, em colaboração com o Pontifício Conselho para a unidade dos cristãos, para preparar a Cúpula mundial sobre a xenofobia e populismo, que acontecerá no próximo mês de maio.

“A esta sua observação eu sorri porque correspondia exatamente às três palavras que se encontram no título que o WCC deu ao Relatório sobre sua atividade de 2016. O Papa, assim, nos incentivou, indicando-nos um itinerário de compromisso e ação em que, também nós, acreditamos profundamente isto é: este é o tempo para trabalhar juntos em tudo o que podemos para enfrentar os desafios, que são grandes, e só juntas as Igrejas as podem enfrentar”.

O compromisso, agora, é o de contrastar os fenômenos crescentes de xenofobia e populismo, que estão aumentando com força, sobretudo, em relação as migrações. As Igrejas – afirma o pastor – são chamadas hoje “a gastar esforços e meios para construir pontes entre os homens. Esta é a mensagem forte que nos está dando papa Francisco. Mensagem que o WCC partilha profundamente. As Igrejas são chamadas a iniciar a peregrinação da justiça e da paz sobre a terra e a fazê-la juntos pelos bem de todos,, não para benefício de uns poucos”.

Homepage
 
CATÓLICOS.COM.BR
falecom@catolicos.com.br
formulário de contato